Page 45 - Abrasca Anuário Estatístico 2018
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    Desempenho setorial Sectorial performance
      ATACADO E VAREJO
Empresas fecham o ano com lucro
O volume de vendas do comércio varejista brasileiro subiu 2% em 2017, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta veio
depois de duas quedas consecutivas: em 2015 (-4,3%) e em 2016 (-6,2%). As maiores altas no ano passado foram nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (9,5%), tecidos, vestuário e calçados (7,6%). As quedas mais expressivas ocorreram em combustíveis e lubrificantes (-3,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (-4,2%) e equipamentos e materiais para escritório (-3,1%).
Analisando-se o varejo ampliado, que inclui também os segmentos de veículos e peças e materiais de construção, a alta chegou a 4% no final de 2017. Os materiais de construção tiveram avanço de 9,2%, enquanto os veículos, peças e partes cresceram 2,7% no ano.
Este cenário foi refletido no desempenho das 29 companhias que formam o setor na B3. Este grupo de empresas fechou 2017 com lucro líquido consolidado de R$6,36 bilhões uma alta de 100%. A receita subiu quase 7% ao totalizar R$ 247,7 bilhões e o Ebit somou R$ 14,9 bilhões, 13,8% superior ao de 2016.
Segundo analistas a recuperação do emprego formal, a queda dos juros e da inflação continuarão impactando positivamente a demanda por bens de consumo ao longo de 2018. As estimativas apontam que o faturamento do setor deve apresentar alta entre 3% a 4,5%.
No que se refere ao e-commerce a expectativa é que as vendas através do canal virtual continuem crescendo mais do que as vendas das lojas físicas. O Google, projeta para o Brasil crescimento de 10,9% nas vendas online até o final d e 2 0 18, c o m faturamento estimado de R$ 57,4 bilhões.
Wholesale and retail
Companies close the year with profit
The volume of sales of the Brazilian retail trade increased by 2% in 2017, according to a survey conducted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The growth came after two consecutive drops: in 2015 (-4.3%) and in 2016 (-6.2%). The highest growths last year were in the segments of furniture and household appliances (9.5%), textiles, clothing, and footwear (7.6%). The most significant drops occurred in fuels and lubricants (-3.3%), books, newspapers, magazines, and stationery (-4.2%) and office equipment and materials (-3.1%).
Analyzing the expanded retail, which also includes the segments of vehicles and parts and building materials, the growth reached 4% by the end of 2017. Construction materials increased by 9.2%, while vehicles, parts and parts grew 2.7% in the year.
This scenario was reflected in the performance of the 29 companies forming the industry in B3. This group of companies closed 2017 with consolidated net income of R$ 6.36 billion a growth of 100%. The revenue increased almost by 7%, totalizing R$ 247.7 billion and Ebit totaled R$ 14.9 billion, 13.8% higher than 2016.
According to the analysts, the recovery of formal employment, the drop of interest rates and inflation will continue to positively impact the demand for consumer goods throughout 2018. Estimates indicate that the industry’s revenues should increase between 3% and 4.5%.
As for e-commerce, the expectation is that sales through the virtual channel will continue to grow more than the sales of physical stores. Google predicts a 10.9% growth in online sales in Brazil by the end of 2008, with an estimated revenue of R$ 57.4 billion.
 Atacado e Varejo     Wholesale and retail
   2016 (R$ 1.000)
Var. Real %   Actual Var. %
   223.575.842
2017 (R$ 1.000)
  Ativo total Total assets
253.992.615
13,20%
    Patrimônio líquido Net worth
72.342.392
83.919.984
15,53%
    Receita líquida   Net revenue
231.217.410
247.780.193
6,95%
     LAJIR EBIT
Lucro / Prejuízo Net profit (-loss)
13.110.020
3.131.616
14.976.884
6.364.100
13,82%
      100,18%
    Capital de giro Working capital
24.095.340
29.601.434
22,18%
    Giro do ativo   Asset turnover
1,03
0,98
-
     Grau de endividamento   Debt to equity ratio
2,09
2,03
-
    45
                  













































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