Page 63 - Abrasca Anuário Estatístico 2018
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    Desempenho setorial Sectorial performance
      TRANSPORTE E LOGÍSTICA
Estimativas são positivas
Os analistas estão otimistas com as perspectivas do setor para 2018. Segundo eles, o ano começou com sinais positivos, com inflação e juros baixos e retomada da
atividade econômica. A estimativa é de crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano contra 1% em 2017. Já a expectativa dos empresários do setor é de um “otimismo cauteloso”, em função da “baixa confiança na gestão econômica do país”, segundo apontou Sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A princípio o cenário é positivo. O governo pretende melhorar a estrutura logística do país, o que vai beneficiar as empresas que operam no segmento de infraestrutura. Anunciou a privatização de 14 aeroportos, 15 terminais portuários e concedeu incentivos para o setor rodoviário.
Para o segmento de aluguel de carros, segundo analistas, a tendência é de consolidação. As empresas que atuam no setor varejista devem melhorar com a retomada da atividade econômica. A mesma previsão é para o setor aéreo que pode se aproveitar da recomposição da renda e da taxa de câmbio para aumentar a receita. Já as montadoras e fabricantes de autopeças continuarão se beneficiando principalmente das exportações e do agronegócio.
As 24 companhias que formam o setor na B3 registraram no ano passado lucro consolidado de R$ 2,8 bilhões, alta de 284,3%. A receita deste grupo de empresas subiu 14,1% ao totalizar R$ 78,3bilhões e o Ebit subiu 19%. A maioria das empresas deste grupo teve resultado positivo, com destaque para LocaAmérica (106,4%), seguida pela Movida (65,4%), Nova Dutra (45%), Localiza ( 22,8%) e CCR (8,6%). A Azul saiu de um prejuízo para um lucro de R$ 529 milhões.
Transport and logistics
Positive estimates for the industry
Analysts are more optimistic about the industry’s perspective for 2018. According to them, the year began with positive signs, with a drop of the inflation and interest rates and a timid resumption of industrial activity. For this year, the estimate is for growth of 2.5% of Gross Domestic Product (GDP) against 1% in 2017. The expectation of businesspeople in the industry is “cautious optimism”, due to “low confidence in the country’s economic management”, according to the National Confederation of Industry (CNI).
At first the scenario is positive. The government intends to improve the logistic structure of the country, which will benefit companies operating in the infrastructure segment. Announced the privatization of 14 airports, 15 harbor terminals and granted incentives for the road industry.
For the car rental industry, according to the analysts, the trend is for consolidation. The companies operate in the retail industry, which should improve with the resumption of the economic industry. The same forecast is for the airline industry that can take advantage of the recovery of income and the exchange rate to increase revenue. The automobile manufacturers and assemblers will continue to benefit mainly from exports and agribusiness.
The 24 companies that form the industry in B3 last year recorded a consolidated profit of R$ 2.8 billion against a loss of R$ 4.62 billion in 2015. Revenues from this group of companies grew by 14.1%, totaling R$ 78.3 billion and Ebit grew by 19%. Most companies in this group had a positive result, with LocaAmérica (106.4%), followed by Movida (65.4%), Nova Dutra (45%), Localiza (22.8%) and CCR 6%). Azul overcame a loss for a profit of $ 529 million.
 Transporte e logística     Transport and logistics
   2016 (R$ 1.000)
Var. Real %   Actual Var. %
   159.849.356
2017 (R$ 1.000)
  Ativo total Total assets
187.408.488
16,73%
    Patrimônio líquido Net worth
36.617.491
50.657.348
37,21%
    Receita líquida   Net revenue
68.396.301
78.338.918
14,11%
     LAJIR EBIT
Lucro / Prejuízo Net profit (-loss)
11.909.113
725.255
14.241.530
2.850.510
19,01%
      284,39%
    Capital de giro   Working capital
-14.154.002
-93,96%
  0,43
-451.063
   Giro do ativo Asset turnover
0,42
-
    Grau de endividamento   Debt to equity ratio
3,37
2,70
-
    63
                  















































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